António Bebiano e as razões desta candidatura

Artigo escrito no dia 20.11.12
Nós, Esmorizenses, Merecemos Muito Mais! 

Somos a segunda cidade do Concelho de Ovar e temos a maior densidade populacional de entre todas as suas oito freguesias, além de uma taxa de crescimento bastante superior à média.

Infelizmente, o crescimento de Esmoriz tem-se devido, somente, à iniciativa privada, nunca tendo sido devidamente potenciado pelo poder local. São anos de inactividade, incompetência, má gestão, desrespeito pelos cidadãos e colectividades e gestão discricionária.

Já basta de anos de governação PS e/ou seus derivados, convergindo em políticas ruinosas para a Cidade. Uma convergência política que, ao contrário do que se poderia supor, nunca foi positiva para a cidade. Bem pelo contrário!

Já basta de oportunidades perdidas e má administração: O Ensino Superior, que esteve a um passo de se concretizar; projectos desviados para cidades vizinhas, como a transformação da Estação em interface modal e o famigerado hotel na Praia; os projectos que nunca saíram do papel, como o EsmorizTur ou a casa das colectividades; obras intermináveis, como o saneamento de Gondesende ou a recuperação da Barrinha; a péssima gestão de dossiers como o das colectividades, onde a Junta até causas em tribunal perdeu, por incumprimento; o protocolo de delegação de competências altamente prejudicial para Esmoriz; incapacidade de gerir casos de saúde pública, como são os contentores e ecopontos da cidade, indignos de uma cidade que pretendemos moderna; a esburacada rede viária com manutenção só efectuada em ano de eleições e uma das piores do Concelho; a eternamente adiada construção da Habitação Social da Praia; a incapacidade de zelar pelos nossos limites administrativos; etc., etc...

Termina agora um mandato atribulado, repleto de incongruências, lutas de poder e irregularidades. Foi mais do mesmo, daquilo a que estamos, lamentavelmente, habituados há já 23 anos, com a diferença que se ultrapassaram limites da ética, decência e legalidade, como não seria imaginável.

Já basta de promessas avulsas e de enganar a população!

Já basta de persecução de objectivos pessoais!

Não percamos mais tempo e vamos transformar Esmoriz na Cidade que sempre deveria ter sido: uma cidade moderna, atraente, confortável, amiga do ambiente, amiga dos jovens, amiga dos idosos… onde apeteça viver… onde apeteça passar férias!

Nós, Esmorizenses, Merecemos Muito Mais!



António Bebiano tem 41 anos, nasceu e foi criado em Esmoriz. É Arquitecto, formado pela Universidade Lusíada do Porto, Mestre em Gestão do Património pela Universidade de Salamanca (Espanha) e Pós Graduado em Planeamento Urbano pela Universidade de Poznan (Polónia). Foi Professor no Instituto Piaget entre 1998 e 2005, na área pedagógica. É coordenador do Fórum Unesco desde 2001, na área de Arquitectura e Urbanismo. É detentor ainda do Curso de Formação Profissional em Eco-Urbanismo na Empresa Auchter, de Coimbra. Ao longo da sua carreira de arquitecto participou em diversos seminários de Arquitectura, Urbanismo e Património, como palestrante. É autor de diversos artigos das mesmas áreas científicas em Portugal, Espanha e Polónia.

Sem comentários:

Enviar um comentário